As Práticas Integrativas como auxílio na vida do cantor: Terapia combinada por Vinícius Araújo

Conhecido por ser fonoaudiólogo de nomes fortes da música como Zé Vaqueiro, Tierry e Matheus Fernandes entre outros o profissional Vinícius Araújo (@vinifono) conta como é a preparação vocal antes, durante e depois. 

Além de fonoaudiólogo, Araújo trabalha com as práticas integrativas complementares com artistas: “ As três etapas do suporte fonoaudiológico é de extrema importância pro cantor, devemos fazer uma avaliação geral, incluindo os aspectos emocionais e físicos, nem sempre o cantor está totalmente disposto, as terapias integrativas vem como um complemento nos meus atendimentos, devemos prestar atenção em tudo, o emocional é de extrema importância. As vezes o cantor está com uma carga de estresse emocional muito grande, noites mal dormidas, indisposição e as práticas integrativas ajudam nesse processo físico, emocional e até mesmo psíquico”. 

Imagens – Felipe Amaral

“Devemos olhar o artista integralmente, suporte vocal é essencial, mas se você puder oferecer algo a mais, melhor ainda, não podemos ter o olhar somente tecnicista” afirma Vinícius Araújo. 

Vinícius ainda pontua que por mais que os ritmos tenham suas características a atuação integrativa é sempre a mesma, acima de tudo eles são seres humanos como qualquer pessoa.  

 

Imagens – Felipe Amaral

O profissional de fonoaudiologia está cada vez mais em evidência, mostrando ainda mais a necessidade de sua atuação em diversas áreas.  

As práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como: Auriculoterapia, aromaterapia, cromoterapia entre outras. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.